segunda-feira, 2 de julho de 2012

DIJUVASI no mundo, intercâmbio e a igreja


Você planeja fazer aquela viagem de intercâmbio, ficar meses fora do país, adquirir experiência profissional, da língua e até mesmo de vida. Coloca todas as suas bagagens, sonhos e vontades na mala e tá pronto para partir. Mas, espera aí, tá faltando uma coisa nessa bagagem. Como vai ser com a igreja, onde vou participar, vou ser bem acolhido em outra congregação? Existe a IELB fora do Brasil? 

A partir dessas dúvidas e por termos jovens do nosso distrito intercambiando “lá fora”, ou até mesmo pra quem planeja viajar e desconhece de informações desse tipo, decidi escrever um pouco sobre o assunto. 

Pra começo de conversa, existe sim a IELB fora do país, ela faz parte da “The Lutheran Church – Missouri Synod” com presença em diversos países do mundo, nos cinco continentes. Veja aqui as igrejas no mundo em que a IELB mantém comunhão de púlpito e altar. Assim, ao escolher o seu país de destino, dê uma conferida na lista de igrejas, entre em contato com o pastor, você com certeza será bem acolhido. Mas e se não houver nenhuma igreja que testemunhe a mesma fé que eu? Você nunca estará sozinho, a companhia de uma Bíblia e de um devocionário sempre será sua fonte da Palavra de Deus.  

Kevin, da UJSP, que está na Irlanda
No nosso distrito temos vários jovens que estão pelo mundo afora. Um deles, o Kevin Figur da São Paulo de Novo Hamburgo, que está na Irlanda, conta que “tem muitas igrejas aqui, porém todas católicas e ainda não estou frequentando nenhuma. Por enquanto estou usando o '5 Minutos com Jesus' e minhas orações para renovar minha fé”. Também conta que a internet é um meio muito bom para manter o contato com a sua União Juvenil no Brasil, “Acompanho minha União Juvenil pelo grupo do Face e sempre bate aquela saudade de participar da música do culto, do teatro, das olímpiadas, de uma simples janta na casa de alguém ou qualquer atividade envolvendo os irmãos na fé”.

Robbert com o irmão Marcel, em Amsterdam
O Robbert van Hattem, da São Miguel de Dois Irmãos, está na Holanda, mas não encontrou uma igreja da IELB lá, mas participa de uma igreja protestante, “Aqui na Holanda vou na igreja “Rehoboth”, que também é protestante e ao meu ver, é a quem mais se encaixa com o que nós acreditamos. A igreja luterana aqui é bem diferente. O pessoal da igreja aqui é bem legal, eu fui muito bem recebido. A juventude não é tão organizada como no Brasil, mas são feitos alguns retiros e passeios com os jovens.”

Então, de tudo isso uma coisa é certa, independente do lugar em que estiver no mundo, do mais remoto ao mais badalado, do mais quente ao mais frio, Deus estará ao seu lado dia e noite, 365 dias por ano. Então é preparar a viagem, e seguir em frente descobrindo todo esse mundo que Deus criou para nós!